
Após um dia cheio de conteúdo riquíssimo na data de abertura da InnoTrans 2022 (20/09), um dos eventos de transporte urbano mais relevantes do Mundo, voltamos ao Messe Berlin, no dia 22 de Setembro, para conferir o que mais estava sendo discutido e apresentado durante a feira. E se você ainda não viu como é que foi o primeiro dia de atividades por lá, confira pelo link a matéria que deu início à nossa série “UniQ na Alemanha”.
No começo do dia demos uma voltinha por toda a feira para ter uma visão panorâmica das novidades que iríamos nos aprofundar mais tarde e logo já bateu uma ansiedade para ver tudo, entretanto, seguramos a emoção e partimos para o primeiro item na nossa lista.
Caminhamos para o setor de Mobilidade, que tanto apreciamos, e assistimos à apresentação de um case trazendo as últimas tendências no setor em termos de inovação, desde a fase de planejamento até a operação de serviços sob demanda.
Tendências inovadoras no transporte urbano: serviços on-demand
A palestra foi conduzida por Jan Lüdtke, da Via Transportation, que nos mostrou algumas das realidades durante as origens do transporte sob demanda. Como, por exemplo, poucos veículos rodando, zona de operação pequena e sem integração com o transporte público.
“Hoje esses serviços estão crescendo, você vê diversos deles com um tamanho de frota impressionante e zonas de operações muito maiores” pontuou Lüdtke enquanto listava outros fatores de evolução no setor que estão se transformando em tendências na mobilidade, como, por exemplo, a integração desses serviços com o transporte público que vem crescendo cada vez mais.

Dentre essas tendências, está o próprio exercício do transporte sob demanda que está se tornando bastante popular. Além disso, segundo Jan, é possível observar ainda o aumento da procura por serviços de compartilhamento de carros sob demanda e, para o futuro, a integração destes com veículos autônomos, ou seja, aqueles que não precisam de motoristas.
“A tendência é que continuaremos a ver mais e mais das tecnologias autônomas sendo introduzidas aos serviços de transporte” destaca o palestrante.
Fórum de Transporte Público
Das 12:00 às 13:00 acompanhamos o Fórum de Transporte Público, onde foram discutidas estratégias inovadoras para o sucesso do retorno do transporte e o mercado da mobilidade, entre a visão e a realidade.
Com base nas mudanças que vêm ocorrendo no mercado da mobilidade, como novas tendências de comportamento e tecnologia, os participantes compartilham opiniões a respeito dos desafios para as empresas e operadores de transporte público.
Quais medidas estão sendo discutidas na ciência e na prática e quais são as inovações mais desejáveis para o futuro do transporte público, foram algumas das questões abordadas por representantes da política, da administração e das empresas de transporte na Alemanha. A conferência é organizada conjuntamente pelas empresas ETC Solutions e PBV Planungsbüro für Verkehr desde 1998 e particularmente neste ano acontece com o apoio da ISB Ingenieurgesellschaft für Sicherungstechnik und Bau, Rhein-Main-Verkehrsverbund Servicegesellschaft e Mobility inside Holding.
No primeiro momento, o tema central foi “Mobilidade individual e sustentável a partir de uma única fonte” com apresentação de Britta Salzmann (DB Vertrieb GmbH, Desenvolvimento de Negócios – Vendas Transporte Local). Salzmann discorreu sobre a necessidade de novas estruturas para novas tarifas, a integração de networks nas plataformas de transporte, a digitalização das tarifas, o desafio da multimodalidade e muito mais.



Em seguida, o Dr. Sven Kohoutek (Rhein-Main-Verkehrsverbund Servicegesellschaft mbH, Head de Inovação e Gestão de Vendas) abordou o assunto “Transporte regional on-demand”, que relembrou a importância de facilitar o registro do usuário em plataformas de transporte sob demanda, de maneira que ele insira seus dados apenas uma vez.
Ao final do bloco Lars Gehrke (Ostdeutsche Eisenbahngesellschaft GmbH, Diretor Administrativo) falou sobre Tendências futuras e desafios operacionais, momento em que fez interessantes comparações entre equipamentos tecnológicos de transporte nos últimos 20 anos e seus avanços.
Para encerrar, os participantes discutiram os pontos apresentados por todos.
Fórum Internacional de Ônibus
Com muita energia, seguimos para mais uma convenção que ocorreu naquela quinta-feira. Dessa vez, o Fórum Internacional de Ônibus, que abordou: “Mobilidade como serviço para os cidadãos: sustentável, inteligente e disponível em qualquer lugar”.
Nesta ocasião, os convidados discutiram a respeito de uma série de condições que vêm trazendo desafios para o transporte de passageiros na Alemanha, tais como a Pandemia e o novo comportamento de mobilidade dos passageiros, metas climáticas mais rigorosas, aumento da digitalização no transporte, eletrificação das frotas, pegada de CO2 e diversos outros pontos.
O foco aqui foi a troca de informações a respeito das expectativas dos usuários do transporte que desejam que a mobilidade seja um serviço dedicado ao cidadão e que seja confiável, fácil de usar, econômico, flexível e sustentável. Da mesma maneira, os participantes buscaram entender qual deve ser o posicionamento das empresas de transporte frente a esse cenário.
Abrindo os trabalhos do fórum esteve o Dr. Rolf Erfurt, Chefe do Gabinete Operacional da Berliner Vekehrbetriebe AöR e Membro do Conselho de Administração da Deutsches Verkehrsforum.
“Precisamos oferecer uma alternativa para o carro, em que o usuário não tenha que esperar 30 minutos” disse ele, reforçando a importância do investimento em serviços rápidos no transporte urbano. Para o palestrante, é essencial trazer as pessoas para mais perto da mobilidade, cada vez mais, por meio de preços justos e propostas mais interessantes.

A Prof. Dr. Meike Jipp, Diretora do Instituto de Investigação em Transportes, Centro Aeroespacial Alemão (DLR) falou na sequência sobre como a Pandemia vem mudando a mobilidade na Alemanha. Ela destacou que as pessoas estão se tornando cada vez mais multimodais, ou seja, se locomovem integrando diversos modelos de transporte urbano (ônibus, patinete, carro on-demand, etc).
Empresas de Transporte Urbano 2030: tendências e estratégias
Focando nas tendências para as empresas do transporte em 2030, Jochen Schlei, CEO da SRP Consulting AG, inicia ressaltando a importância da micromobilidade e como ela ajuda a alcançar diferentes grupos que vão além da região das cidades. Entretanto, ele relembra: “O que é necessário agora é melhorar a capacidade de solicitação destes serviços”.
Sebastian Storch, Diretor Associado da Umlaut SE, declara: “Precisamos ver além dos métodos tradicionais de transporte público” e explica que, para que o transporte urbano se torne mais atrativo, é preciso trabalhar com dados de qualidade.
Mobilidade como um serviço para o cidadão
“As pessoas querem viajar rápido”, e quem diz isso é a Secretária de Estado do Departamento do Ambiente do Senado, Mobilidade, Protecção do Consumidor e do Clima em Berlim, Dr. Meike Niedbal. De acordo com ela, que listou alguns pontos relevantes sobre o que o usuário busca, é preciso investir em um transporte público que viaje rápido e que possa, de fato, competir com outras alternativas mais confortáveis e rápidas, porém, menos sustentáveis.
Em resumo, Niedbal reflete que é necessário trabalhar para alcançar uma mobilidade com serviço frequente, bons resultados e acessível. “Precisamos fazer com que as pessoas achem divertido e fiquem curiosas para usar o transporte público”, declara ela.

Dentre uma série de outras coisas, a Secretária de Estado revelou ainda que todos os ônibus serão trocados por veículos elétricos em Berlim até 2030 e que isso representa um grande desafio.
Ao decorrer deste painel, muitos conceitos importantes sobre o futuro da mobilidade urbana foram levantados. Exemplo disso é a fala de Anna-Theresa Korbutt, Diretora Geral na Hamburger Verkehrsverbund, que defendeu a ideia de que as empresas de transporte podem aprender muito com o mercado da tecnologia a fim de melhorar o transporte público.
Veículos autônomos: o futuro do transporte urbano
Muito se discutiu sobre veículos autônomos durante os dois dias em que estivemos na InnoTrans 2022 e no Forúm do Ônibus não foi diferente.
“Direção autônoma é o futuro!”, afirma com convicção Michael Perschke, CEO da QUANTRON AG. Ele argumenta que energia limpa e transporte silencioso é o que vai fazer com que as pessoas passem a aceitar as mudanças que devem acontecer no transporte.
Além disso, ele justifica dizendo que o transporte precisa cada vez mais de motoristas e a direção autônoma pode ajudar nisso, além de reduzir custos de folha de pagamento.
Neste sentido, Christoph Weigler, Diretor Executivo da UBER Germany GmbH, relembra sobre a meta da descarbonização dos ônibus em Berlim até 2030, e chama atenção para o desafio de que todas as operações deverão ser totalmente reestruturadas no futuro para que isso possa ocorrer.
Ônibus multi-articulados
A Dr. Stefanie Böge (Desenvolvimento de Projeto de Sistemas de Interface de Veículos-Ônibus, Grupo HÜBNER – Mobilidade do Setor Empresarial) participa destacando algumas inovações que vêm ocorrendo no mercado dos ônibus multi-articulados.
Ela destaca a grande capacidade de passageiros destes modelos, além da versatilidade, já que estes podem alterar o seu tamanho, dependendo da via que transitam. A especialista ainda faz uma analogia a este tipo de ônibus, como se ele fosse um tipo de “bonde sob rodas” e destaca o uso do sistema BRT na América do Sul, que funciona dando suporte a outros modais.
Anna-Theresa Korbutt também expôs sua opinião sobre o assunto dizendo que é preciso existir uma gama de ofertas. De acordo com a executiva, com o aumento de usuários optando pelo transporte público, é preciso existir ônibus maiores e os multi-articulados são, inclusive, uma alternativa mais rápida do que as linhas de metrô, por exemplo, que demoram muito tempo para serem construídas.
Ela ainda mencionou que a necessidade de motoristas no mercado é, de fato, uma realidade – conforme relatou Michael Perschke anteriormente – e a tecnologia de direção autônoma pode ser uma boa solução neste caso.



Reinventando o transporte urbano com inteligência artificial
Ao final da tarde nos dirigimos para a última atividade da nossa programação. Neste evento, fomos assistir a apresentação de um case com uma série de insights a respeito da criação do futuro da mobilidade por meio da inteligência artificial.
Vimos bastante sobre isso também no primeiro dia do evento e isso apenas comprova que o uso de dados com a tecnologia de inteligência artificial por meio de smartphones é, de fato, uma grande tendência para o futuro dos transportes urbanos.
O Dr. Tobias Franke, da PwC Alemanha, explicou como plataformas com inteligência artificial e sensores nos smartphones de usuários (através dos aplicativos de transporte público) podem coletar informações valiosas de todas as áreas da infra-estrutura de mobilidade com o intuito de melhorar a qualidade e eficiência dos serviços.
Ele exemplificou que, através do consentimento dado pelos usuários em aplicativos de transporte em seus smartphones, é possível coletar uma imensa quantidade de informações, tais como onde a pessoa está e quanto tempo ela fica naquele local.
O especialista pontuou também que, por meio de sensores nos aparelhos dos usuários é possível ainda identificar movimentos, vibrações e uma série de outros detalhes.

De acordo com Franke, com esse material é possível calcular, por exemplo, a pegada de CO2 no trajeto do passageiro; oferecer comparação de trajetos entre diferentes modais de mobilidade, mostrando graficamente as alternativas, e o volume de pessoas/trânsito para cada uma delas.
Essa função apresentada por Tobias é chamada de “Crowd Management” e é muito importante hoje em dia para remanejar a direção do público em horários de pico, por exemplo, sugerindo as melhores alternativas para o usuário e, consequentemente, diminuindo gargalos.
“É possível coletar dados, gerar insights e apresentar medidas e sugestões significativas para o usuário”, destaca ele.
Participou também da palestra o professor Dr. Paul Lukowicz, do Instituto Alemão de Pesquisa em Inteligência Artificial (DFKI) que esclareceu como a inteligência artificial pode fazer com que a mobilidade urbana evolua ainda mais no futuro.
Transporte sobre rodas e transporte sobre trilhos: novidades no setor
Pela manhã passeamos pelo território do evento para conhecer algumas das novidades no mercado de ônibus e, nessa etapa, vimos diversas apresentações de novos modelos de ônibus e os pontos que quase todos mostraram em comum foram: veículos movidos a energia elétrica, a hidrogênio e com tecnologia de direção autônoma, além dos veículos multi-articulados.
Já na parte da tarde focamos nos transportes sobre trilhos que representam, inclusive, o grande ponto forte da InnoTrans. O display de transportes ferroviários na feira é imenso e tem corredores e mais corredores externos que simulam as vias dos trilhos.
Dentre as características mais fortes que observamos nessa enorme quantidade de modelos de trens e metrôs foi a escolha de visuais modernos, alguns usando de uma estética mais minimalista, com muito branco ou beige. Outros ainda um pouco mais futuristas com luzes de led e cores vibrantes que lembram neon.
Percebemos também uma grande preocupação com a integração de modais, por exemplo, bicicletas. Ou seja, vagões com bastante espaço reservado para as bikes. Por fim, veículos cada vez mais confortáveis para atrair o público para o transporte coletivo.
A nossa visita ao InnoTrans 2022 em Berlim, infelizmente, acaba por aqui. Entretanto, logo no dia seguinte continuamos a nossa jornada para trazer as maiores novidades do transporte urbano para você. Para saber o que rolou, veja a terceira parte da nossa série “UniQ na Alemanha”. Até lá!









